QUANDO ME APAIXONEI PELO PIAUÍ, EM 2016
DEPOIMENTO DE 2016 = Desde pequenos, nós crianças ouvimos falar nos estados do nosso Nordeste... Meu pai mesmo era alagoano, não me lembro dele falando sobre lá, mas minha tia, irmã dele, sempre falou muito!
Tenho tias casadas com homens do Piauí, e eu sempre pensava que era uma terra muito distante... Não que não seja, mas é possível pra qualquer um! Daí o povo ia pra lá nas férias ou quando algum familiar lamentavelmente partia daqui...
Eu honestamente nunca imaginei que pisaria por lá!
Em 2010, conheci uma coisa do outro mundo, que sempre falou muito da sua terra - O Piauí - e com tanto carinho, com tantas boas lembranças... Aprendi como de fato era a vida do povo por lá, o sofrimento para adquirir melhoras pelo Governo e Prefeitura, como era difícil o acesso à tantas coisas... Aprendi a respeitar essa gente, conhecendo melhor suas lutas!
O Nordeste é acolhedor! Nós paulistanos temos noção disso pelos nordestinos que aqui fizeram e fazem a vida... Um povo muito humano! Claro que um ou outro é bandido, um ou outro é intratável, mas é um povo - no geral - muito do Bem, muito generosos, mesmo com todas miséria que muitos vivem...
Eu decidi passar pelo Piauí quando estava cotando pacotes para os Lençóis Maranhenses, e as empresas mencionavam " dois dias ", e só de pensar em ficar dois dias no mesmo lugar começava a me dar coceiras...
Daí fui olhar os estados brasileiros ao lado do Maranhão, e tem Pará do lado de cá, Piauí do lado de lá, e me interessei pelo Piauí e seus pontos turísticos - as praias! Quais são as melhores praias d Piauí? Cidade Luís Correia - Praia do Coqueiro e Macapá, e em Parnaíba - o pôr do Sol na Pedra do Sal...
Meus planos eram passar o sábado nos Lençóis e o domingo no Piauí, mas, por conta própria, eu pegaria o transporte público de Barreirinhas - MA até Parnaíba - PI - isso é possível em dias de semana, e no domingo pela manhã não teria transporte público para Parnaíba - PI, e tive que mudar de planos...
Como sempre, ao invés de gastar com hospedagem, até porque rea mais um bate-volta pra minha coleção, eu fui de avião até Teresina, de lá peguei um táxi que me cobrou R$ 40,00 até a rodoviária, - 15 minutos do aeroporto, e a passagem para Parnaíba já estava comprada aqui em SP, então, vamos ao roteiro = Ali em Pinheiro, próximo à estação Faria Lima do Metrô Via 4 - Amarela, tem uma loja de turismo que atende a viação Guanabara, e com eles comprei o trecho Teresina - PI/Parnaíba - PI (6hs de estrada), e de lá peguei Parnaíba - PI/São Luís - MA (9hs de estrada) - conclusão = DORMI PRA CARALHO, vamos à correria!
Saí do serviço aqui no Brás às 17:45hs na sexta-feira, 09/09/2016 e fui rápido para a Barra Funda. De lá, peguei o ônibus da Azul que me levou gratuitamente até o Viracopos - Campinas - SP - Uaaaal, que aeroporto lindo! Era em torno de 20:30hs e meu voo estava para embarcar às 23:30hs, ou seja, precisava usar esse tempo pra meu proveito! Saí do serviço sem tomar banho, e como cheguei na Barra Funda - que tem banheiro com chuveiro - mas o ônibus da Azul já estava para sair, eu não queria perder o buzão e acreditei que o blaster Viracopos tinha chuveiro - não, não tinha! Bom, eu tinha feito pé e mão mas levei o esmalte para dar um último retoque - quarta ou quinta mão, pá garantí! E conheci uma piauiense meio cismada, mas gente boa... Deu tempo de desabafar todas as mágoas da vida, até que chegou o momento de nosso embarque, sentamos algumas poltronas distantes, mas beleza... Tinha um imbecil do meu lado, que acho que pensou que ia transar comigo dentro do avião... Não bastasse a minha tensão com o próprio voo, já que meu último foi o pior da minha vida - Porto Alegre, RS, quando fui conhecer Gramado, e ainda tinha que passar 3hs com os olhos bem abertos pro maníaco sexual não tocar em mim... Ele olhava as aeromoças como se tivesse alguma chance - " Nossa Michele, como você pode saber que ele não tinha chance? " É que aquele ali não tem chance com ninguém, kkkkkkkkkkk!
O voo foi tranquilo, chegamos em Teresina já estava um calor do caralho e aquele vapor horrível quando abre a porta do avião...
Como ainda nem era 03:00hs da manhã, acompanhei minha colega do Piauí para pegar as malas na esteira, eu estava com minha mochila, sem malas... No banheiro, conhecemos uma simpatia de colega do Maranhão, e ficamos batendo papo no micro aeroporto de Teresina... A rodoviária da Barra Funda é maior! O problema não é o tamanho do aeroporto, mas a infraestrutura! Não tinha banheiro com chuveiro, e apesar de ter bastante gente embarcando e desembarcando àquela hora da manhã, só tinha a Casa do Pão de Queijo aberta com seus preços abusivos, e eu morrendo de fome, cansaço, suja, acabei comprando barrinha de cereais e Nescau numa lojinha, e foi quase o preço de uma pizza aqui em SP! Meu ônibus, partindo da rodoviária, era às 06:00hs, então quando deu 5:00hs fui pegar o táxi, e o rapaz do Pará foi bem gente boa... Cheguei na rodoviária, troquei meu comprovante pela passagem e até que enfim, fui tomar banho, rsrs!
Era sábado, 05:30hs da manhã, 30°C em Teresina!
Entrei totalmente leve no ônibus, com destino à Parnaíba, por te acabado de tirar a nhéca da sexta feira, num banho gelado, e capotei no buzão - dona de duas poltronas, meu bem!
Que nascer do Sol fabuloso, mas até tirar minha câmera da mochila...
De 6hs de trajeto, devo ter acompanhado a última hora, entre um cochilo e outro, sei que cheguei ao ponto de cansar de dormir!
As rodovias desvendavam uma seca cruel pelas matas, fazia tempo que não chovia por lá, e o verde não era um verde de verdade, estava tudo muito seco... Uma vez ou outra, encontrávamos casas de pau-a-pique pela jornada, e isso me lembrava minha amiga Val, que é de lá, e tem família nessas condições... Eu olhava os telhados e me preocupava caso ventasse muito, ou chovesse como chove aqui, e aí lembrei que estava muito distante daqui...
Sem brincadeira, o trajeto teve umas dez paradas, se não estou sendo generosa... Já estava enchendo o saco, toda cidadezinha minúscula tinha um terminal e o buzão parava... Detalhe = estou contando o tempo em que eu estava acordada...
Bom, chegamos FINALMENTE em Parnaíba, no terminal, porque já fazia tempo que o buzão estava na cidade...
Depois de passar pelo banheiro, me preparar para arrasar na minha área, rsrs, fui trocar meu bilhete pela passagem de volta, destino São Luís - MA.
Do terminal, peguei um mototáxi que me cobrou R$ 5,00 pra me deixar à 10 minutos dali, num ponto onde passavam as vans para Luís Correia, e no meu caso, para a Praia do Coqueiro, que demorou um pouco mais.
No ponto, conheci um casal que também seguia para as praias, e o senhor me informou que o pôr do Sol da Pedra do Sal era um espetáculo, e dava pra ir de van do centro de Parnaíba... Gravei a mensagem, e com apenas R$ 4,00, estava eu na van para a Praia do Coqueiro, que segundo a web, era a mais bela de Luis Correia... Não fui em todas as praias do Piauí, mas sem dúvida, é uma das mais belas em que já pisei...
No caminho, se descortina uma cidade alto nível, em pleno litoral nordestino, em pleno litoral! No geral, as cidade à beira de praias costumam ser mais simples, mas Parnaíba é bem urbana, e me senti bem lá... À medida em que a van se distanciava do centro, passávamos por estradas onde podíamos ver, muito ao longe, as dunas que compreendiam toda aquela região, e que visão! A van passou pela Praia do Atalaia - uma orla sem fim... Depois, Praia Peito de Moça, outra grande orla, mas menor que a primeira, e por último, depois de uma subidinha sutil, a Praia do Coqueiro, onde desci...
Gente, ao descer a ruazinha miúda de paralelepípedo, já visualizamos um universo de água verde-esmeralda de cair o queixo! Daí cheguei na areia, já de biquini, já completamente bloqueada para o Sol, e só tirei a roupa... Pedi um suco de laranja maravilhoso, e enquanto o suco não vinha, eu babava, babava...
Debaixo de cada telhadinho com bar, tinha um pessoalzinho curtindo, famílias e amigos, mas todos se escondendo do Sol, um ou outro tomando banho de mar, e assim a praia estava bem tranquila, o que nas fotos parece deserta...
Não sei se o nome se deve aos coqueiros mesmo, mas a mistura da cor do mar, com os barzinhos que pareciam cabanas dos índios, a areia clara e fofa, o céu de um azul brasileiríssimo, e o vento balançando tudo... Barcos aqui e ali espalhados por seus donos, que hora descansavam suas tarefas...
Abusei mesmo, tirei muita foto, sentei, viajei na minha viagem, caminhei por este mar esplendoroso, e por um dia de sua vida, você esquece que o dia anterior foi uma sexta feira de serviço no stress da Cidade de Pedra, correria, cansaço, saco cheio, irritação, para de repente, se ver num Paraíso, com toda tranquilidade que o lugar permite, sentindo-se cansada fisicamente mas com a alma e o coração muito dispostos, com sede de guardar cada instante numa terra abençoada e que agora tem minha mais alta estima!
Mas, se eu queria ver o pôr do Sol, e a Pedra do Sal estava longe dali, eu tinha que correr, rsrs... ( O modo prático do paulistano de levar uma vida corrida pensa tudo muito antes...)
Com toda correria que fiz pra chegar na mais bela praia do Piauí - Coqueiro, eu acabei ficando nela entre duas e três horas... Ahhh, se eu tivesse chego duas horas mais cedo, ainda que fiz um esquema em que tudo foi rápido, mas, o buzão mais cedo de Teresina era 6:00hs...
Demorou pra vã sair da pracinha onde fica a concentração delas para voltar ao centro de Parnaíba, e eu com medo de alguém me sequestrar, me levar pro meio do mato - gente, eu sou de São Paulo, " correria " 24hs por dia! Se você nunca pisou aqui, ainda não perdeu nada, rsrs... É a minha cidade, mas não fujo à realidade, isso aqui é um inferno que só quem é capeta sobrevive, tipo eu!
A vã saiu próximo às 16hs, e eu com medo de não dar tempo de ver o Sol se pôr na Pedra do Sal - isso porque eu achava que a praia era ali do lado, tipo andando, do centro de Parnaíba... A porra da vã volta pela orla da Praia do Atalaia, a primeira de Luís Correia, a maior, e a que bomba de gente querendo " azarar " ax gatinhax, e ficavam insistindo pro povo entrar na vã, e paravam e esperavam o povo sair lá dos EUA, atravessar o oceano, e chegar no Piauí pra entrar na vã, e eu em cólicas de ódio, porque a hora estava passando...
Quando a vã chegou no tal de " mirante " - é uma praça gente, com uma banquinha escrita " mirante ", tem nada a ver com visualizar um belo horizonte - eu desci vasada e fui pegar um mototaxi pra Pedra do Sal... O cara chutou uns 25Km, mas topou!
Gente, rsrs... 100KM por hora, em estrada de terra, mato de um lado, mato do outro, e eu com medo do cara me levar pro meio do mato, e medo do Sol se pôr e eu perder - DOENTE!!! Quando chegamos na praia minhas pernas tremiam, não sei se pela velocidade ou pelo medo... Ainda não era 17hs, deu tempo de ver, conforme fotos anexo...
Pensei que o cara ia me cobrar R$ 50,00, e ainda assim era justo, o cara correu de verdadinha - " A senhora disse que queria ver o sol se pôr ", rsrs, que bonitinho, uns 15 anos mais velho que eu, mas um mocinho do Bem! Me cobrou R$ 35,00...
Um pequenino e inútil detalhe: Pra voltar pro centro de Parnaíba, SÓ TINHA UM ÔNIBUS que passava de duas em duas horas, e que saiu da praia enquanto eu estava nas pedras tirando fotos... Olhei pro buzão partindo, e pensei: FUDEU! Porquê? Minha passagem pra São Luís - MA já estava comprada, para às 20:30hs, e se o ônibus de " dali duas horas " não fosse pontual???
Eu mal pisei na praia, fiz amizade com uma senhora muito simpática, que mora no interior de SP, não lembro onde, mas tem a família toda no Piauí, e ela tirou várias fotos minhas ali na areia... Conversamos um pouco, eu fui para as pedras, e ela foi pra mesa com os familiares...
A ventania àquela hora da tarde era obscena... Eu tentei abrir a canga pra tirar uma foto dela inteira, é linga, mas foi impossível. A câmera, com 500gr com as pilhas, andava em cima da pedra, de tanto que ventava...
E eu tentei curtir ao máximo os poucos minutos que faltavam pro Astro Rei se exibir à nós, meros mortais, e me mostrar o melhor pôr do Sol do meu país! O nascer do Sol mais perfeito que presenciei até hoje foi no Rio, chegando em Cabo Frio, aquela bola de fogo deixando tudo completamente laranja e rosa, e o Sol indo embora foi em Parnaíba... ESPETÁCULO!!! Várias pessoas se unem entre as pedras para assistir ao show, mas eu assisti da areia, enquanto a senhora que conheci me ofereceu carona com as sobrinhas, até Parnaíba, rsrs... Elas diziam que eu era doida, de ter chego ali de mototaxi, sem hora pra voltar, rsrs...
Pra mim, todos os detalhes são peças importantes do todo... Por exemplo, os barcos dos pescadores, aparentemente abandonados por seus donos, faziam o charme daquela praia... Redes, cordas...
Pelo vento, você pensa que estava frio essa hora, NOOO, eu estava com calor com essa blusinha linda... NÃO SEI COMO O BATOM DUROU NA BOCA COM TANTA PATIFARIA!
Depois de assistir o Sol e o Mar fazendo graça pra nós, eu e a senhora simpática e suas sobrinhas fomos pra Parnaíba, e a doida da sobrinha dela me deixou no shopping top de lá, pra eu comer no Subway...
Estômago cheio, lá vai eu pegar outro mototáxi pra rodoviária, um rapaz muito simpático, me comunicando sobre a prática do surf naquela região... Interessante...
Daí, fui carregar o celular, e comprar cartão telefônico pra avisar à dona Rosa que o avião não caiu e que eu estava viva, e que amei o Piauí!
Tinha uma lojinha de artesanato encostada no banheiro que paguei R$ 3,00 pro banho - Teresina foi gratuito! Nele, além de deixar meus pertences com a dona muuuuito simpática, comprei um colar artesanal lindo pra mim, que vou usar nas próximas correrias, e um cacho de Caju - TERRA DO CAJU - pra minha mãe!
Depois do banho, faltavam poucos minutos para o buzão chegar e nos levar, e essa hora sim estava ventando para uma blusinha de manga comprida...
É incomparável a energia de cada estado do nosso país... Começa pela energia da região... Seu povo, sua cultura, seu carisma, seu foco... A cada novo estado que piso vou me adaptando à um Brasil perfeito pra mim... À cada novo estado, mais eu verdadeiramente amo o meu país!
As praias do Piauí são encantadoras... Você olha, e parece um sonho...
E eu me senti tão bem nesse lugar, tão eu, tão viva!
Saí de lá vivendo um sonho... Cansada, dormindo, e satisfeita com o que proporcionei à mim mesma... Em tão poucas horas, com tanta correria, como eu me fiz feliz... Pode parecer pouco, pode não ser lá um grande motivo, mas minha alma exige pouco de mim... Calma, paz, eu em mim, conexão perfeita! É isso o que encontro quando estou com a Natureza : à`MIM! A minha verdade é que eu sou do chão, não nasci pra calçados... Eu sou do vento, não nasci pra andar com roupas... Eu sou da água, eu sou do mar, que sempre me devolve à mim! Eu sou da beleza de nosso país, é isso o que enaltece meu espírito, é isso o que enriquece meu dia a dia, senão o viver, mas o esperar, e sempre esperar pelo bem!

Comentários
Postar um comentário