CHAPADA DOS VEADEIROS, GO - JANEIRO DE 2017

POIS É, INFELIZMENTE MINHAS FÉRIAS ESTÃO CHEGANDO AO FIM, pra vocês, pra mim acabou no dia 15 de Janeiro, dia em que voltei da Chapada, de Brasília, e meu depoimento é direto de casa mesmo, hoje é dia 04 de Abril, e vou tentar lembrar os pormenores daqueles dois dias...
E lá ia eu, de novo pro Congonhas, já estava me acostumando com ele, com destino à Brasília, e esperar o pessoal do transfer me pegar e levar para Alto Paraíso - GO. No avião, conheci uma mulher que fiz amizade, e conversamos muito sobre viagens, ela fez camping em Las Vegas? Não lembro, sei que fiquei impressionada, e o destino dela era Brasília com conexão para Salvador - BA, enquanto eu ia descer e esperar pessoas mesmo, rsrs...


Em Brasília tinha chovido horrores, e eu imaginei que o pessoal que ia me buscar fosse atrasar, mas vinte minutos quase me matou, rsrs! Conheci a Andréia e o Joca, que por sinal são casados, e me pediram desculpas, e claro que entendi, mas é claro que antes de entender estava arrancando os cabelos... Bom, entrei no carro, e bóra pra cidade de uma das nossas chapadas...


Três horas de Brasília até Alto Paraíso, conversamos muuuuito, muito mesmo, ETs, espiritualidade, livros, filmes, assuntos sem fim, adoro gente cheia de assunto, e adorei o casal! Na volta ao aeroporto, seria também com eles... Ah, estou falando da noite de 13 de Janeiro de 2017, sexta feira!


Chegamos no hostel por volta de 23hs, e esqueci o nome do hostel... Não que neste caso tivesse importância, afinal, reservei duas diárias desde setembro de 2016, e me disseram que " ainda bem " que tinha vaga no quarto... " Como ainda bem se está pago? ", como sentiram a previsão de um escândalo, tentaram amenizar, mas eu vou te contar viu... Fora o atendimento, a aparência era " legalzinho "... Não era de se jogar fora, mas não era de levar pra casa! A ducha era boa, a cama confortável, fui dormir! TINHA UM HOMEM NO MEU QUARTO, como assim tinha um homem e o hostel não me comunica isso? Eu paguei para quarto feminino... Bom gente, o rapaz era filho de uma mulher que estava no quarto, gaúchos, TRI legais, rsrs, e no fim ficou só nós três instalados... Eles estavam há mais de dez dias conhecendo tudo por lá, pegando carona com todo mundo - EM ALTO PARAÍSO, VOCÊ NÃO PAGA TAXI NEM UBER, VOCÊ VAI INACREDITAVELMENTE DE CARONA!!!


Bom, amanheceu o dia, e lá fui eu me arrumar para bagunçaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

O tempo estava bonito, bom, calor gostoso com vento, mas tinha muitas nuvens no céu! Fiquei esperando o pessoa do Alternativas vir me buscar no hostel para conhecermos a famosíssima Cachoeira de Santa Bárbara, e conheci uma galera gente boa no carro! Durante uma hora e meia de voagem do hostel até o local, choveu umas cinco vezes, claro, lugares diferentes, mas chovia, e abria o tempo enquanto estávamos no carro, e chuva de verdadinha viu...

Bom, amanheceu o dia, e lá fui eu me arrumar para bagunçaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
O tempo estava bonito, bom, calor gostoso com vento, mas tinha muitas nuvens no céu! Fiquei esperando o pessoa do Alternativas vir me buscar no hostel para conhecermos a famosíssima Cachoeira de Santa Bárbara, e conheci uma galera gente boa no carro! Durante uma hora e meia de voagem do hostel até o local, choveu umas cinco vezes, claro, lugares diferentes, mas chovia, e abria o tempo enquanto estávamos no carro, e chuva de verdadinha viu...


Chegamos num local conhecido como Quilombo, onde até tem cartazes com as histórias dos quilombolas, calungas, enfim, interessante mesmo, raiz mesmo, e de lá partiu pro paraíso!
É uma boa caminhada entre pedras e verdes, até chegar na bendita, e atravessamos o riozinho, conhecemos algumas espécies de plantas e árvores...


Daí, a gente pega uma trilhazinha que nos leva ao som que conhecemos bem, que chama-se queda d'água, e quando vimos, estávamos chocados com a cor da água naquela cachoeira! Sim, não era Photoshop, ela é de fato extraordinária!!!


POR UM MOMENTO ATÉ ESQUECEMOS DE QUE ESTÁVAMOS lá para nos divertir, e ficamos apenas babando com o lugar...

Além do fato de eu não saber nadar, AINDA, a água estava geladaaaaassa, o tempo estava fechando bem na hora que a gente chegou, e vocês vejam que o tempo não altera a beleza na cor da cachoeira... Com o tempo abertasso deve ficar o azul que a gente vê na web...


Me dei ao luxo de colocar meu pés nessas águas abençoadas, e ficar rindo do frio dos outros... Todo mundo com os pêlos arrepiados, mas tudo por uma bela foto, até eu se nadasse...
Ficamos acho que umas duas horas por lá, o povo do meu grupo ficou mais ao redor por causa da temperatura da água, e dois se arriscaram a nadar e morrer de frio! Daí você pensa que o tempo estava frio... Negativo! Calor, sem vento, mas graças à muitas chuvas na chapada em janeiro e fevereiro, a água diminui a temperatura, mas estava um calor gostoso!
Me dei ao luxo de colocar meu pés nessas águas abençoadas, e ficar rindo do frio dos outros... Todo mundo com os pêlos arrepiados, mas tudo por uma bela foto, até eu se nadasse...
Ficamos acho que umas duas horas por lá, o povo do meu grupo ficou mais ao redor por causa da temperatura da água, e dois se arriscaram a nadar e morrer de frio! Daí você pensa que o tempo estava frio... Negativo! Calor, sem vento, mas graças à muitas chuvas na chapada em janeiro e fevereiro, a água diminui a temperatura, mas estava um calor gostoso!


E a Cahoeirinha de Santa Bárbara? É essa que está mais azul, com a queda obviamente menor... Coisa mais linda!

Bom, depois de ficarmos por ali até cansarmos - se bem que eu não estava cansada de estar ali, fomos com fome e chuva para o Restaurante da Mata, com forno à lenha, uma comida cheirosa e igualmente deliciosa!!! Tomei suco de tamarindo, bagulho ruim!!! Tem gosto de cerveja pura, odiei, tive que colocar muito açúcar pra disfarçar... Um lugar com estrutura indígena, simples de tudo, e demasiadamente aconchegante, acolhedor!!! O pessoal super atencioso, inclusive o menininho tão bonitinho que serviu à todos... O cantor que ouviu rádio sertaneja de Goiás, cortando a lenha para nossa comida divina!!!


Tudo muito fofo, mas tínhamos que partir!

De lá, fomos conhecer a maior queda d'água que EU particularmente conheci na vida, acho que o nome é " Ave Maria ", ou algo parecido, tem a ver com expressão de surpresa, ela tem 150 metros de queda, e se você vir de lá de cima, como nós, você não vê onde ela cai, e se estiver vendo lá de baixo, não vê de onde ela vem... A paisagem com o tempo pra chuva era exuberante!!! Verde por todos os cantos, aquele cheeeeeeeeeeiro de mato...


Fomos num mirante que eu esqueci o nome - legal minhas informações né? E babamos n paisagem disposta para tantas fotos, de todos os ângulos! Aquilo com o tempo aberto deve fazer um estrago de fotografias, e o dia estava acabando, e tínhamos que ir pra " casa"... Chegamos em Alto Paraíso estava caindo o céu, foi difícil sair do carro, mas as chuvas são fortes e rápidas, nós paulistanos achamos que vai durar a eternidade, como aqui...

Eu fui a última a sair o carro, então aproveitei o motorista pra me deixar na lojinha de artesanatos da região, e comprei coisas pra mim e pra minha mãe...


Bom de lá, fui pro hostel, e fiz amizade com a mãe e filho que estavam no meu quarto, o pessoal do Sul, TRI legal, rsrs...

Choveu a noite enquanto conversávamos tantas coisas...

Tomei meu banho quentinho, e quando me recolhi para o sono, o céu de Goiás já brilhava cheio de estrelas, uhuuuu, o dia seguinte prometia...


O DIA AMANHECEU AO CANTO DOS PÁSSAROS, e como já aconteceu de pássaro estar cantando enquanto chove, fui levantar da cama pra conferir se o canto procedia... SIM, CÉU AZUL, NUVENS FOFAS, CALOR!!!

Corri pro banheiro pra colocar meu biquini, e me prepara pro pessoal da Alternativas vir me buscar no Hostel... Já tinha preparado a mochila pra deixar no carro e nem precisar passar no hostel pra mais nada - que boa impressão o lugar me causou, rsrs...


E lá vai nós, com pouco mais de meia hora de estrada, para conhecer o famoso Vale da Lua - o lugar mais visitado e pop da Chapada... Tem lugares mais bonitos, vi pelas fotos do povo que passou a semana lá, mas o Vale da Lua e suas formações rochosas ÚNICAS é um destino OBRIGATÓRIO para quem pisa na chapada...

Logo na entrada, deixamos nossos nomes, e vamos seguindo uma trilha super tranquila até o vale, e antes nos deparamos com o Mirante do Vale da Lua - PUTA QUE PARIU - POR ISSO QUERO CONHECER TODAS AS CHAPADAS!!! Os mirantes são a parte mais extraordinária das chapadas, por isso na Guimarães eu fui só nos mirantes, ainda que passei por uma cachoeira...


Daí continuamos a trilha já em céu aberto, e nos deparamos coma Lua... Sim, gente, nunca pisei na Lua - Até onde sei - e a sensação é de que estamos nela!!! A cor cinza - prata das formações rochosas, os buracos pra todo lado, o som do rio que por elas passa é tudo muito mágico!

Fomos os primeiros a chegar, e a água, apesar do calor àquela hora da manhã - umas 9hs - estava gelada, como na Cachoeira de Santa Bárbara, mas " só quem é louco se identifica " como diz o rap, e lá foi o pessoal morrer de hipotermia... A parte que pega o lago onde todo mundo quer curtir é pequena, como o tamanho de uma piscina, e aí começou a chegar gente, e ficamos curtindo as rochas...



Descobri à caminho do Vale que minhas quatro pilhas virgens Rayovac não pegavam - VIRGENS - FECHADAS - LACRADAS - e tive que ficar economizando fotos, foi foda conseguir alguns registros... ( Como eu disse sei lá em qual postagem, esqueci meu carregador com as quatro pilhas na sala vip da 1001 no Rio, e nessa altura das férias, já sem um puto, não teria mais de R$ 50, R$ 60 conto pra pagar outro carregador...)
É incrível como a gente não vê a hora passar quando a vida é boa né, rsrs... Já era hora de voltar pra almoçar, e no caminho, paramos na estrada para tirarmos fotos do Morro da Baleia - Não parece uma baleia, não parece nada! A Pedra do Elefante que fica atrás do Costão de Itacoatiara, em Niterói, é literalmente um elefante, você vê as orelhas e a tromba... - Essa baleia aí tá mais pra morro com pedras, terra e mato, rsrs, mas que não deixa de fazer uma excelente fotografia!!!
O restaurante mais uma vez não deixou a desejar, e comi muito, só pra variar... De lá, me despedi do povo, tinha que esperar o pessoal do transfer pra me levar de volta pra Brasília, meu voo era às 19hs, e já era quase 14hs...
Ainda fui babar um pouco no artesanato ali do centro de Alto Paraíso, e o pessoal chegou! Entrei no carro, começou a tempestade...
Enquanto eles buscavam o Rafa que estava na nossa turma e que também ia voltar pra SP naquela hora, eu fiquei sozinha no carro, sentindo o corpo cansado, e pensando em tudo o que eu tinha vivido nas últimas quatro semanas da minha vida... Viajei pro Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste do meu país... Conheci praias maravilhosas, trilhas incríveis, mirantes igualmente divinos, cachoeiras dos deuses, capitais super diferentes umas das outras, artesanato de todo jeito, verde de todos os lápis da Faber Castell, vi chuva e sol num mesmo dia, em alguns dias diferentes, vi tartaruga em Ilha Bela, vi lagarto em Niterói, vi aranha caranguejeira na Chapada, vi borboletas azuis em cidades diferentes...
Conheci muita de muita gente!!! Tretei, flertei, bati muuuuuito papo, ri muito e até chorei! Andei de bicicleta como não fazia há uns vinte anos, e até minha mãe estava inclusa nas trips...
Em quatro semanas, do dia 14 de Dezembro quando estava em Niterói para 15 de Janeiro saindo de Brasília, chegando aqui num voo terrível, caía temporal no estado de SP, não na capital, e passou um filme louco na minha mente, em minhas lembranças... O sonho tinha acabado! Era hora de voltar pra realidade...
Foram, sem dúvida, as melhores férias da minha vida, e última que fiz a loucura de ir pra tantos lugares seguidos... Eu fiquei extremamente exausta, dormi durante uma semana, não quis levantar nem pra fazer xixi, rsrs... Na próxima, vou me preocupar em fiar mais tempo num mesmo lugar, apesar de odiar isso, mas eu não tenho mais 15 anos, rsrs, oohhh shit!
A vida é muito curta pra pensar se vou ou se fico, É MELHOR IR!!!

OBRIGADA À TODOS QUE ACOMPANHARAM MEUS MOMENTOS DE EXAUSTÃO, DE TANTO PULAR, SUBIR MORROS, FICAR COM DOR DE BARRIGA DE RIR, FICAR LITERALMENTE COM DOR DE BARRIGA E CAUSAR NO HOSTEL EM PERNAMBUCO, KKKKKK! Só eu na causa...

ATÉ A PRÓXIMA!!!


Comentários

Postagens mais visitadas