CABO FRIO, ARRAIAL DO CABO AND SAQUAREMA - RJ, DEZEMBRO DE 2019

AHHH RIIIOO - TODO MEU AMOR POR VOCÊ!
Vamos lá: Cabo Frio, Arraial do Cabo and Saquarema, região dos lagos do Rio de Janeiro!
Eu estava doida de saudades de Cabo Frio, conheci a Praia do Forte em Dezembro de 2014, mas só conheci o caminho entre a rodoviária e a praia! Era 22 de Dezembro de 2014, as fotos estão aqui no Blog, coloquem no pesquisar: Cabo Frio! Foi uma experiência divina,e só me despertou explorar cada vez mais esse estado de lindas paisagens...
Bom, eu optei por Cabo Frio em Dezembro mesmo, meio que de última hora - um lugar próximo, um lugar que já conheço, um lugar lindo! Não tinha fechado com pousada alguma, não tinha sequer as passagens, comprei tudo de última hora, e a única coisa que tinha pronta era a mochila - coitada, não dei descanso pra ela em Dezembro...


Escolhi o último final de semana antes do Natal, ou seja, do dia 21 a 23 de Dezembro! Risco de chuvas, eu sei, eu vi, e choveu - dia 23 choveu pra caralho, mas deu pra aproveitar, vamos aos poucos!

Bom, daí partiu com a mochila nas costas, moooooorta de tanto viajar = eu não sei o que é descansar enquanto estou numa viagem, eu acordo cedo pra ver o nascer do sol, eu exploro o lugar e geralmente a pé e de buzão, então eu SEMPRE estou morta após uma viagem, e eu já havia feito duas viagens, em finais de semana seguidos, MAS ESSA eu precisava, e só entendi isso estando lá!


Mochila nas costas, passagem na mão, saímos da rodoviária do Tietê às 00:55hs, com Autoviação 1001, para chegar no Rio - Novo Rio Rodoviária às 07hs e alguma coisa, só deu tempo de ir ao banheiro - fila imeeeensa e comprar um lanche - brigando com o povo dos lanches por causa do horário do buzão!

Acho que meu buzão pra Cabo Frio sairia às 08:30hs, e o tempo estava estranho no Rio, e me preocupando... A rodoviária estava LOTADA, era véspera de Natal...


O buzão atravessou a ponte Rio - Niterói com o tempo azedo, até tentei fazer umas fotografias em preto e branco, mas ficaram estranhas...

O tempo permaneceu fechado o caminho todo, sem chover, mas sem abrir...

Chegamos em Cabo Frio após às 11hs da manhã, e de lá fui para a pousada que vi no Google, mas nem tinha entrado em contato - Brasil Nativo Pousada! Mas e pra chegar nela? O povo não sabia onde era a Nilo Peçanha, meu, o povo não anda na própria cidade?


Passei por todo um centro meio Brás - 25 de Março em Cabo Frio mesmo, vestida de preto, um calor da porra com aquela mochila pesada nas costas e camelando...

Finalmente cheguei na bendita pousada - duas quadras da Praia do Forte, do lado da Lojas Americanas, do Subway, outros restaurantes e principais comércios - escolhi bem!

Se eu não me engano a moça da recepção é Joice, que foi suuuuuper 10 comigo, me colocou no quarto Amazonas, e fui tomar um banho, pelo amor de Deus, rsrs!


O visú da pousada é agradável - a piscina é pequena que só dá pra um casal ficar (um casal de gente pequena, rsrs), mas a piscina é o de menos! Os quartos são amplos, a cozinha é a coisa mais fofa, a recepção é bem agradável, e a rua um sossego - tem outra pousada quase em frente, e residências particulares...
A ducha, como sempre tenho sorte, deliciosa, e o mundo me esperava! Destino? Bairro da Passagem and Ilha do Japonês!
Como eu disse lá no começo, eu fui pra lá em 2014, e fiquei o dia todo no mesmo lugar... Andei um pouco, mas mais pela praia, e aquilo ali pra mim estava de bom tamanho - é um lugar de bom tamanho pra um dia, mas se faz necessário ser explorado, porque é lindo!


Fui conhecer o famoso Bairro da Passagem, eu lembro que a " Bibi " - Juliana Paes ficou foragida ali na novela " A Força do Querer " - que assisti só por causa dela, e fui procurar saber onde era... Depois, as próprias páginas que sigo no Instagram davam dicas do bairro, fotos lindas, e fiquei super interessada em voltar!

Da pousada onde eu estava até lá foi cerca de 20 minutos andando, se você não parar pra nada, é rapidinho, e o caminho é bem tranquilo!

Lá ficam as construções primeiras ou antigas de Cabo Frio, e o cais para pegar embarcações, para os pescadores, etc...


Estava tendo um evento, acho que de formandos, e a praça central que não sei o nome estava cheia... Ao redor tem uma igrejinha, tem restaurantes, tem escolas e hospedagem - hostel, hoteis e pousadas... As ruas são meio desertas, ainda bem que tinha essa galera aí pra eu me sentir mais tranquila andando por ali - sou de SP, a correria está nas minhas veias, lamentavelmente...

Fui ver o preço do taxi boat para a ilha, são R$ 20,00, você fica o tempo que quiser, até às 17hs, mas era sei lá, 14hs e alguma coisa, ou antes, não lembro, não ia ficar socada na ilha até o final do tour...


Partiu, conhecer mais um paraíso!

Ah, o tempo... Fui tomar banho na pousada, ainda estava naquele esquema nem abre e nem cai o céu... Quando saí da pousada estava surpreendentemente aberto, rsrs, levei o sol comigo, como sempre!



Chegamos na famosa Ilha do Japonês = ambiente tranquilo, famílias com suas crianças por todo lado, afinal, a maré ali ou naquele dia estava baixa, barquinhos com comida, bebida, música - E A PORRA DO JOGO DO FLAMENGO E LIVERPOOL pra todo lado!

Aproveitei para fazer várias fotos, e fui dar um rolê pela ilha, dei o rolê tirando fotos, parando e babando na paisagem, mas se você for andando sem parar, a ilha toda deve ser em meia hora, ou menos...

A água clara como a Praia do Forte e as praias do Arraial, areia branquinha, nada de ondas, montanhas ao fundo, o tempo aberto, ou seja, precisa de mais?


Eu poderia ter ficado sentada lá por uma hora, mas uma hora e pouquinho foi o tempo que fiz esse meu tour aí, e voltei para continuar curtindo o ambiente...
Na verdade eu estava exausta, quando saí da pousada para a ilha, eu já tinha comido no Subway, então estava abastecida...
Lembro que do caminho da rodoviária para a pousada, vi umas docerias, entre outros comércios, e queria um bolo recheado!
QUE BOLO DIVINO DO CARALHO, infelizmente não lembro o nome da doceria para indicar, mas você passa pelos bombeiros na tal da Nilo Peçanha, e próximo ao Itaú está a bendita, vale muito à pena, acho que foi R$ 15,00 o pedaço, mas porra...


Saí de lá morta, lembrem-se que fiz tudo isso andando, e cheguei na pousada, fui direto pra rede e acabei dormindo...
Acordei, era noite, eu ainda com os pés cheios de areia, ainda de biquini, ainda nada confortável, acho que fui tomar o chá da tarde, ou eu perdi? Minto! Cheguei da doceria e estavam servindo o chá da tarde, daí só tomei o chá gelado que estava uma delícia, com bolinhos de chuva - na terceira viagem SEGUIDA, adeus dietas, rsrs...


Daí fui pro quarto e morri na rede... Quando levantei fui pro banho e não comi nada? Rsrs, não lembro gente, estamos em fevereiro, eu não escrevi na época...
Bom, sei que estava morta e fui dormir! O dia seguinte o Arraial do Cabo me esperava!
AMANHECEU UM DIA DEEEESLUMBRAAAAAAAAANTE - não fui ver o nascer do sol, mas meu destino era o Arraial do Cabo, e o sol estava radiante, nem era 08hs!
Fui tomar um café da manhã breve, mas abastecedor, e já pronta fui para a orla da Praia do Forte, contemplar o belo até o ponto onde eu tinha que pegar a rua para o caminho da rodoviária e de lá, comprar minha passagem de volta que eu não tinha comprado, e pegar o buzão pro Arraial do Cabo, ponto esse que fica do lado da rodoviária!
Fiquei batendo papo com uma senhora super simpática no ponto, daí chegou o buzão - cheio, e fui em pé de lá até o Arraial!
Como eu não queria fazer passeio de barco para as praias que eu já conhecia - STOP = pisei no Arraial do Cabo pela primeira vez em 2015, fiquei só um sábado lá, conheci as Prainhas do Atalaia, a magnífica Ilha do Farol, enfim, foi maravilhoso, e à tarde fomos aos mirantes, mas o tempo estava fechando... Passamos pela Praia Grande, mas com o tempo fechado nem curtimos... Lembro que a noite fomos para a rodoviária pra voltarmos pra São Paulo, e estava chuviscando, frio, e tomamos banho gelado no chuveiro de lá, mas foi demais, inesquecível!
Voltemos à 2019 = Eu tinha visto no Google que a Praia Grande você podia ir à pé, então desci no ponto mais próximo e era só virar uma direita e seguir direto!
Lojinhas aqui e ali abrindo, era acho que 09:30hs da manhã, ou próximo disso!
MEU DEUS DO CÉU! QUE VISTA MARAVILHOSA ALI DA ESTÁTUA DA FLAVINHA (Flávia Alessandra, atriz) - só pela vista, dá vontade de ficar ali morrendo de tirar fotos... Mas vamos curtir o lugar, oras...
A areia ainda estava habitável, e o mar de pintura nos convidando - todo mundo fala da água gelada do Arraial, é mesmo gelada, mas dá pra sobreviver! Não entrei de corpo inteiro, não sei nadar, mas dá pra entrar bastante, não tem onda...
O pessoal começando a se situar, as barraquinhas começando a montar, o sol brilhando no céu, e foto, foto, foto pra cima e pra baixo! Eu amo tirar fotos, odeio ter que editar para postar... Mas não dá pra postar no tamanho original!
Enfim minha gente, depois de um tempinho começou a bater a fome zero, mas antes de procurar um restaurante, fui ver as lojinhas dispostas pelo Arraial, lembro que em 2015 eu estava sem money, então nem explorei muito, nem dá gosto né?!
Ok, comprei lembrancinha, acho que só pra dona Rosa, e fui comeeeer!
Restaurante selfie service que esqueci o nome, mas logo que você desce a ladeira sentido centro do Arraial, tem um restaurante até amplo, aconchegante, e eu fui a primeira cliente, não era meio dia, era 22 de Dezembro, logo menos ia bombar!
Abasteci o bucho, e fui pro ponto para voltar à Cabo Frio... Meu, do buzão você choca com a paisagem, cada praia linda, as praias que não são da ilha né...
Daí o buzão passou, como na ida, pela placa na entrada da cidade, e é impossível tirar foto naquela placa, vive cheia, a galera das excursões pra todo lado...
Ok, voltemos à Cabo Frio, e lá vai eu camelar num sol da porra pelo centro comercial até chegar na pousada...
No centro de lá você encontra bancos, lojas de tudo, banquinhas, igrejas, praças e até lagoa, tem uma grande lá mas não deu tempo de eu ir ver - FORA A FAMOSA RUA DOS BIQUINIS, o povo diz que é dever ir conhecer, e eu não tive tempo!
Voltei pra pousada e meu quarto estava em serviço, dei um tempo na recepção, depois fui tomar um banho e fui curtir a Praia do Forte, porra! Não necessariamente a praia, a areia, mas a orla, o comércio, tomar um sorvete sentada nas dunas como fiz em 2014!
O tempo estava fechando pra tempestade, então fiz minhas compras, tomei meu sorvete, pisei na areia quente pra caralho, e voltei pra pousada, na hora do chá!
Fiz amizade com duas lindas - mãe e filha do Rio, e ficamos trocando figurinhas até anoitecer, à noite fomos para a pizzaria, na frente do mar!
Já mais descansadas, fomos andar lá pra quermesse local - não é quermesse, é um centrinho que à noite bomba de comidas e artesanato - E GENTE, e ficamos por ali - fica próximo à placa escrita CABO FRIO!
Daí elas decidiram ficar mais um pouco por lá e eu fui morrer porque segunda feira, dia 23, Saquarema me esperava!
Voltei pro hotel, ainda comi a pizza que levei, tomei meu banho e morri!
E aqui acabou minha terceira viagem de dezembro! Choveu horrores depois dessas fotos, e fiquei um tempão debaixo do ponto de ônibus com o povo, mas minha passagem de volta para SP já estava comprada, e eu preocupada com o tempo passando, e o ônibus de volta para Cabo Frio não vinha! Dividi um Uber com outra louca, e chegando em Baixio??? Não lembro o nome, peguei o buzão pra voltar, e quase não pego, estava caindo o mundo e o motorista simplesmente não queria abrir a porta do buzão - pessoa maravilhosa, rsrs!
Enfim, cheguei em Cabo Frio já tinha anoitecido, e fui pra pousada trocar de roupa, estava toda molhada, e pegar minhas coisas para voltar pra SP. Valeu saber como faço para curtir a cidade, numa oportunidade encalorada, e a viagem no geral, desde o sábado, foi maravilhosa, sendo das três que fiz a que realmente eu precisava!
Eu estava um defunto, mas TUDO o que vivi valeu demais, aliás, toda viagem para fora é um retorno para dentro, por isso amo tanto!

Obrigada pela pousada Brasil Nativo Pousada pela ótima hospedagem, pela recepção carinhosa, por cuidarem das minhas coisas!
Obrigada à Autoviação 1001 por me levar e trazer de volta SEMPRE com segurança!
Obrigada à todos os envolvidos nesse final de semana aí, foi maravilhoso!

ATÉ A PRÓXIMA, MINHA GENTE...


Comentários

Postagens mais visitadas